Vitamina C no tratamento de COVID-19

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel com importante função antioxidante além de  ser cofator de várias vias biossintéticas do sistema imunológico. O uso de suplementação de vitamina C para prevenir ou encurtar a duração das infecções do trato respiratório tem sido debatido por décadas, porém com resultados conflitantes.

O estudo recém publicado por Milani e colaboradores (2021) propôs esta revisão que teve o objetivo resumir o conhecimento atual sobre o tratamento com vitamina C em pacientes com COVID-19, com base nas publicações disponíveis no ano de 2020 até o dia 15 de fevereiro de 2021.

Embora a base teórica sobre o importante papel da vitamina C na regulação imunológica durante as infecções seja profunda, o efeito terapêutico do tratamento com a vitamina C em infecções respiratórias e pacientes em estado crítico ainda é controverso.  Os benefícios do tratamento com vitamina C em pacientes com COVID-19, incluindo a população pediátrica, ainda estão sob investigação. Além disso, não há evidências que apoiem a suplementação de vitamina C de rotina em indivíduos saudáveis ​​para a prevenção de COVID-19.

Concluiu-se que faltam evidências para ​​o uso terapêutico da vitamina C em pacientes com COVID-19 grave. Considerando a fisiopatologia e o embasamento teórico, juntamente com os relatórios preliminares, o papel da vitamina C no tratamento de pacientes com infecção por SARS-CoV-2 deve ser investigado mais detalhadamente.

Clique no link abaixo e veja o estudo completo.

FONTE: MILANI, Gregorio Paolo; MACCHI, Marina; GUZ-MARK, Anat. Vitamin C in the Treatment of COVID-19. Nutrients, v. 13, n. 4, p. 1172, 2021.

Deixe um comentário