Eficácia da suplementação dietética de suco de beterraba rico em nitrato em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): uma revisão sistemática e meta-análise

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela obstrução persistente ao fluxo aéreo resultante da inflamação das vias aéreas. A DPOC é uma das principais causas de disfunção respiratória em todo o mundo, com uma taxa de mortalidade de mais de 3 milhões de pessoas por ano. Pacientes com a doença geralmente sofrem de uma redução progressiva da capacidade de se exercitar e do rendimento funcional para deambulação e repouso, além de um sono prejudicado o que resulta em um estilo de vida sedentário e uma baixa qualidade de vida.

Hipoteticamente, em pacientes com DPOC, a suplementação de nitrato poderia minimizar o consumo de oxigênio durante o exercício e aumentar o nível de atividade física. O óxido nítrico (NO) estimula principalmente a respiração mitocondrial e é necessário para relaxar as células musculares lisas nas paredes arteriais, diminuir a pressão sanguínea (PA) e a contração do músculo esquelético. Alguns estudos relataram resultados benéficos com a suplementação de nitrato na melhora da saúde em geral de pacientes com DPOC enquanto outros não encontraram melhora significativa.

Uma meta-analise com 8 ensaios clínicos randomizados, controlados por placebo revelou que revelou que, em pacientes com DPOC, não houve diferença significativa em eventos cardiovasculares (pressão arterial sistólica e diastólica, frequência cardíaca), performance (teste de caminhada de 6 minutos, tempo no teste ergométrico em bicicleta) ou consumo de oxigênio (taxa máxima de consumo de oxigênio [VO2]) com a suplementação de suco de beterraba rico em nitrato quando comparado com placebo. Entretanto, a suplementação de suco de beterraba rico em nitrato foi associada a valores mais baixos na escala de avaliação de esforço percebido de Borg (diferença média=-0.77; 95% IC [0.18, 1.37], p = 0.01), o que pode refletir uma melhora da dispneia.

Clique no link abaixo e veja o estudo completo.

Referência: Alshafie et al, 2021. Efficacy of dietary nitrate-rich beetroot juice supplementation in patients with chronic obstructive pulmonary disease (COPD) A systematic review and meta-analysis. Clinical Nutrition ESPEN

Deixe um comentário