O efeito da suplementação oral de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 na manutenção muscular e na qualidade de vida em pacientes com câncer: uma revisão sistemática e meta-análise

A desnutrição relacionada ao câncer afeta entre 20 e 70% dos pacientes com câncer a depender de muitos fatores, como o tipo e estágio do câncer, a modalidade de tratamento e a idade. O câncer é caracterizado por inflamação sistêmica, produção de citocinas pró-inflamatórias e fatores catabólicos tumorais que impulsionam várias alterações metabólicas, o que leva à anorexia e ao aumento do gasto de energia em repouso, causando, em última instância, o declínio da massa muscular esquelética e do tecido adiposo.

Intervenções nutricionais com suplementos hiperenergéticos e proteicos, nutrição enteral ou parenteral têm se mostrado eficazes na estabilização do peso corporal em pacientes com câncer. No entanto, os efeitos dessas intervenções na manutenção da massa muscular permanecem inconclusivos. A suplementação de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 é capaz de atenuar a inflamação sistêmica e pode aumentar ou manter a força muscular e o peso corporal por meio da redução da liberação de citocinas pró-inflamatórias (por exemplo, IL-1, IL-6 e TNF-a) e fatores induzidos pelo tumor, melhorando assim qualidade de vida em pacientes com câncer.

Revisão sistemática e meta-análise que avaliou os efeitos da suplementação oral de ômega-3 em pacientes adultos com câncer não encontrou diferença significativa entre a suplementação de ômega-3 vs. controle na massa muscular, qualidade de vida e peso corporal, entretanto o uso  suplementos orais de ômega-3 reduziu a probabilidade do desenvolvimento de neuropatia periférica induzida por quimioterapia (OR: 0,20; IC 95%: 0,10-0,40; p <0,001). Os ensaios clínicos incluídos no estudo foram classificados como “pouco claros” ou “com alto” risco de viés, demonstrando a necessidade de ensaios clínicos controlados randomizados bem desenhados em coortes de pacientes homogêneos para confirmar esses achados.

Clique no link abaixo e veja o estudo completo.

Referência: Lam CN et al, 2021. The effect of oral omega-3 polyunsaturated fatty acid supplementation on muscle maintenance and quality of life in patients with cancer: A systematic review and meta-analysis. Clinical Nutrition.

Deixe um comentário