“Hospital Food Experience Questionnaire” (HFEQ): confiável, válido e prevê a ingestão alimentar em pacientes adultos

A ingestão de alimentos entre os pacientes do hospital é geralmente pobre, levando ao desenvolvimento ou agravamento da desnutrição. Considerar a qualidade da refeição e as experiências dos pacientes sobre as refeições pode potencialmente otimizar a ingestão de alimentos e reduzir os resultados negativos do paciente e do hospital associados à desnutrição.

Uma revisão sistemática constatou que várias ferramentas foram usadas para medir as percepções da qualidade ou satisfação das refeições hospitalares usando métodos qualitativos e quantitativos. Como a qualidade dos alimentos é preditiva da satisfação geral com o serviço de alimentação, o desenvolvimento de um questionário para avaliar especificamente as perspectivas do paciente sobre a qualidade das refeições hospitalares é uma prioridade. Uma nova ferramenta abrangente, o “Hospital Food Experience Questionnaire” (HFEQ) visa avaliar vários traços sensoriais e preferências associadas especificamente com refeições hospitalares, fornecendo informações sobre os fatores que contribuem para a experiência da refeição e percepções da qualidade da refeição anteriormente não considerados. O HFEQ foi desenvolvido para avaliar a importância dos alimentos (6 questões) e de características relacionadas aos alimentos (10 questões) usando uma escala Likert de 5 pontos ancorada por “não importante” (1) e “muito importante”.

Dados de 1.087 pacientes de 16 hospitais de Ontário, demonstraram que o HFEQ possui boa confiabilidade interna (α = 0,86). As subescalas e o HFEQ total demonstraram validade convergente, sendo que “sabor dos alimentos”, “escolha”, “embalagem fácil de abrir”, “alimentos fáceis de comer” e “fornecimento local de alimentos”, além das classificações da refeição no momento da sua realização quanto ao sabor, aparência, textura, temperatura e combinação dos alimentos servidos estiveram associados à avaliação geral da qualidade da refeição (p <0,050). Esses itens se tornaram a base para o HFEQ-sv, que foi encontrado para prever independentemente a ingestão de alimentos (p <0,001).

O HFEQ é internamente confiável, demonstra validade convergente com o construto de qualidade da refeição e prediz a ingestão alimentar. Tem potencial para ser usado globalmente para avaliar e quantificar a experiência alimentar do paciente no hospital, contribuindo para estratégias de melhoria da qualidade que apoiarão a ingestão alimentar entre os pacientes.

 

Clique no link abaixo e veja o questionário e o estudo completo.

Referência: Trinca V et al, 2021. Hospital Food Experience Questionnaire (HFEQ): Reliable, valid and predicts food intake in adult patients. Clinical Nutrition.